quinta-feira, 30 de abril de 2009

COMO DEVEMOS LER A BÍBLIA

PARTE I

Muitas pessoas, geralmente, não se animam a ler a Bíblia, porque não entende quase nada daquilo que estão lendo. Ainda outras ficam perdidas nas genealogias e números apresentados no Antigo Testamento. Contudo, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3.16)

Portanto, por mais difícil, complicado ou mesmo cansativo que seja o estudo das Escrituras, ainda assim ela é a Palavra de Deus e o que não entendemos agora, amanhã nos será esclarecido. O importante é termos o conhecimento dela, pois mais cedo ou mais tarde surtirá efeito para os nossos problemas.

O leitor não deve ficar preocupado por não entender muitas passagens bíblicas, pois realmente jamais existiu um homem sequer neste mundo capaz de interpretar totalmente a Bíblia; aliás, essa é uma das razões da existência dos vários tipos de Igrejas neste mundo, pois cada uma interpreta a Bíblia à sua maneira.

Aqui vão alguns conselhos úteis para a leitura correta da Bíblia:

  1. O leitor deve, antes de abrir a sua Bíblia, fazer uma oração sincera ao Espirito Santo, para que ilumine e oriente sua leitura.
  2. É apropriada a leitura diária de três capítulos do Antigo Testamento e dois do Novo Testamento.
  3. O local para ser lida a Bíblia deve ser silencioso, e a posição para fazê-lo deve ser sentado, nunca deitado.
  4. A leitura nunca deve ser apressada; pelo contrário, deve ser pausada e com observância das pontuações, pois elas são muito importantes para um entendimento maior daquilo que está escrito.
  5. Observar muito bem os verbos, pois eles exprimem sempre uma ação.
  6. Anotar as palavras não compreendidas e, numa outra oportunidade, procurar o significado no dicionário.
  7. prosseguir na leitura, ainda que não a entenda pois, oportunamente, quando ler de novo aquela passagem vê-la-á mais clara.
  8. Nunca deixar para amanhã os capitulos que deveriam ser lidos hoje, pois o acúmulo de leitura poderá provocar desânimo. Lembre-se de que o diabo fará todo o possível para você desistir de ler a Bíblia toda, pois ele sabe que se você prosseguir na leitura, será muito mais capaz e terá muito mais fé.

Fonte: Livro “ Nos Passos de Jesus” escrito por Edir Macedo

Um comentário:

  1. Um dos melhores sites com conteúdo de Teologia e Filosofia. Muitos dos artigos são inéditos na web. Acesse: http://teologiaefilosofia.com.br

    ResponderExcluir

APRESENTAÇÕES EM POWER POINT PARA VOCÊ

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin